Partilhe esta Página

57º CBC/2015 - de 27 a 30 de outubro

O Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON promove, de 27 a 30 de outubro, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, o 57º Congresso Brasileiro do Concreto, sob o tema “O futuro do concreto para a sustentabilidade nas construções”.

Para maiores informações acesse: https://www.ibracon.org.br/eventos/57cbc/

 


Histórico
Histórico

Visando aproximar os estudantes de engenharia civil às áreas de pesquisa científica e tecnológica o IBRACON organiza desde 1994 o Concurso Técnico do IBRACON - “PRÊMIO PROF. TELEMACO HYPOLLITO DE MACEDO VAN LANGENDONCK”. Desde que foi instituído, esse concurso técnico propiciou a divulgação, a ampliação do conhecimento e a aplicação do CED nas estruturas de concreto no Brasil.

Neste período, sob a orientação da equipe de professores especializados em tecnologia do concreto e estruturas, dos Departamentos de Ciência e Tecnologia dos Materiais (DCTM) e Construção e Estruturas (DCE) da Escola Politécnica, estudantes do Curso de Engenharia Civil vêm participando das 12 edições do referido concurso, obtendo expressivo sucesso na conquista de alguns dos prêmios oferecidos. Vale ressaltar que até 1998, a UFBA conquistou vinte e cinco dos trinta e seis prêmios disputados, num esforço iniciado pelo saudoso professor João Guilherme Cerqueira Valois. Nos concursos, os temas apresentados foram os mais variados e contemplaram o uso de fibras no concreto, adições especiais, aditivos superplastificantes, cimentos de excelente desempenho, estruturas de concreto armado, entre outros; mas sempre com o objetivo de avaliar aquele que obtivesse as maiores resistências, de acordo com o regulamento específico estabelecido pelo IBRACON.

A partir de 1999, o concurso “PRÊMIO PROF. TELEMACO HYPOLLITO DE MACEDO VAN LANGENDONCK” passou a aliar a tecnologia do concreto ao cálculo estrutural, através da execução do modelo denominado Aparato de Proteção ao Ovo (APO). O objetivo desse
concurso foi o de construir uma peça de concreto armado (APO) para resistir à carga de impacto imposta em ensaio.

No ano de 2002, foi implementado pelo IBRACON, um concurso regional, na Reunião Regional do IBRACON 2002 “Tendências do Concreto para o Século XXI”, intitulado CONCREBOL, no qual a UFBA obteve os 1º, 2º e 3º lugares. A partir daí, o concurso do CONCREBOL passou a ser nacional, também objetivando o desenvolvimento de um método construtivo e a produção de um concreto de elevado desempenho. No concurso do APO de 2005, os estudantes de engenharia civil da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, Francisco Viana, Leila Barros, Luís Armando Botelho, Marcelo Vilas boas e Tiago Botelho, orientados pelos Professores Antônio Sérgio Ramos de Silva, Tatiana Bittencourt Dumêt e Adailton de Oliveira Gomes, venceram o 12º Concurso Técnico do IBRACON - “PRÊMIO PROF. TELEMACO HYPOLLITO DE MACEDO VAN LANGENDONCK”, realizado durante o 47º Congresso do IBRACON, em Recife / PE no período de 2 a 7 de setembro de 2005.

A conquista deste prêmio nacional garantiu um lugar no concurso internacional do American Concrete Institute - ACI, que foi realizado de 26 a 30 de março de 2006, na cidade de Charlotte, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, como parte do evento “ACI Spring 2006 Convention”, onde esta mesma equipe obteve o segundo lugar (https://www.concrete.org/students/2006EPDResults.pdf). Vale ressaltar que nesse concurso participam equipes de diversos países.

Em 2008, o regulamento sofreu reformulações e o pórtico, que antes deveria resistir apenas a esforços de impacto que causavam esmagamento do concreto e flexão na viga, é alterado, e surgem novas solicitações na peça. As peças então não falham apenas por impacto e flexão, mas, principalmente por torção. E esse novo desafio é ainda mais estimulante para os estudantes de todo o País.

Em 2009, dois estudantes do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFBA, Luis Henrique Paz de Souza e Suzan Adriana Barbosa dos Santos, sob a orientação dos Professores Antônio Sérgio Ramos de Silva e Tatiana Bittencourt Dumêt, com o apoio das empresas Vedacit do Nordest S.A, Cimento Mizu e MC. Bauchemir desenvolveram o Primeiro Pórtico da Universidade Federal da Bahia capaz de resistir aos esforços de torção. Além desses estudantes, apenas a equipe da Escola de Engenharia de Piracicaba (campeã de 2009) conseguiu tal feito. Infelizmente a Equipe UFBA foi desclassificada, pois o pórtico excedeu 266g do limite de massa permitido pelo regulamento. Mantendo o espírito esportivo, a comissão organizadora e as equipes participantes do evento permitiram que o pórtico fosse submetido aos impactos. O pórtico da UFBA obteria o segundo maior desempenho entre as equipes participantes.

Em 2010, os estudantes do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFBA, Luis Marinho, Ênio Silva Costa, Ártano Silva dos Santos, Raquel Sanches Cambuí, Daniel Bonfim, Suzan Adriana Barbosa dos Santos e Fábio Rodrigo Juchum, sob a orientação dos Professores Antônio Sérgio Ramos de Silva e Tatiana Bittencourt Dumêt, com o apoio da empresa Vedacit do Nordeste S.A, Cimento Mizu e MC. Bauchemir participaram do 52º congresso IBRACON, realizado na cidade de Fortaleza, no Ceará, onde participaram do concurso APO, conquistando a 6ª posição.

Durante a competição os membros da equipe observaram que o pórtico levava grande vantagem sobre os outros participantes em relação à resistência ao impacto, podendo se notar pelos pequenos danos sofridos por este. Devido isso, a equipe teria grandes chances de ganhar o primeiro lugar, o que não ocorreu devido o pórtico não ter ficado em pé depois do terceiro golpe, o que só veio a ocorrer depois do término do tempo estipulado pela comissão julgadora.

Em 2011 a Equipe UFBA competiu nas modalidades APO e CONCREBOL, as quais tiveram respectivamente 239 e 272 participantes. Apesar dos enormes desafios vividos pela equipe, conquistamos o 10º lugar no APO e 8º no CONCREBOL. A cada edição o desafio torna-se mais difícil e estimulante.

Em 2012 a Equipe também competiu nas duas modalidades anteriormente citadas (APO e CONCREBOL). No CONCREBOL, atingimos, com os dois protótipos participantes, a 3ª maior resistência do concurso. Infelizmente a equipe não se classificou pois os coeficientes relacionados as dimensões e ao peso da bola foram drasticamente reduzidos.

Os conhecimentos agregados nas edições anteriores fizeram com que a equipe 2013 elevasse a sua qualidade técnica, dando continuidade ao projeto e criando pórticos cada vez mais competitivos. Dessa forma, foi possível a conquista do 5º Lugar Nacional no CONCREBOL. 

Em 2015 a Equipe UFBA IBRACON foi responsável por uma conquista inédita para a Universidade. A equipe conquistou 2º lugar nos concursos Concreto Colorido de Alta Resistência (COCAR) e CONCREBOL e 5º lugar no Aparato de Proteção ao Ovo (APO), competições promovidas pelo 57º Congresso Brasileiro de Concreto, realizado em Bonito, Mato Grosso do Sul, de 27 a 30 de outubro. A equipe 2015 é formada pelo professor orientador Ms. Antônio Sérgio Ramos da Silva e os graduandos Adriana dos Santos, Andre Luis, Bonifácio Neves, Bruna Silva, Débhora Flávia, Diego Arruda, Lázaro Sabas e Raquel Arraes.

Para 2016 nós desejamos conquistar muito mais! Participar do Concurso OUSADIA, outros concursos regionais e locais, realizar a Semana Pensando em Concreto, publicar artigos em anais e revistas, melhor a infraestrutura do laboratório, entre outras metas.